Olá, me chamo Marcelo Marttins, sou Engenheiro, Arquiteto Urbanista e Mestre em Engenharia Agricola, com especialidade em Plantas Ornamentais. Já trabalhei com alguns dos maiores expoentes da Arquitetura contemporânea do país além de grandes construtoras e celebridades. Hoje tenho meu escritório que atende projetos no Brasil e no Exterior. Recentemente fui premiado como Influenciador Digital Destaque em Arquitetura e meus trabalhos estão nas redes sociais e principais publicações da área.
Iniciei minha carreira há 15 anos quando me formei na faculdade de Engenharia Agronômica, e cada vez mais fui me interessando por diferentes formas de representação projetual dentro da arquitetura. O que me levou a fazer uma nova graduação enquanto trabalhava, a Arquitetura.
A partir daí comecei a trabalhar com alguns dos grandes expoentes da arquitetura e arquitetura da paisagem. Algo chamou multo minha atenção… em alguma etapa da apresentação para o cliente estes renomados arquitetos sempre apresentavam alguma parte do processo de composição com desenhos feitos à mão, normalmente por eles mesmos. Todos possuíam estas habilidades, e ainda que tivessem toda a estrutura de equipe, computadores e softwares mantinham esta parte do processo.
Então passei os próximos anos tentando reproduzir e aplicar um pouco das técnicas desses profissionais, claro de forma bastante amadora. Até aquele momento o desenho era uma paixão, mas nunca havia pensado nele como uma profissão, sobretudo porque nunca havia visto desenho como trabalho, sempre foi prazer o tempo todo, então creio que meu cérebro não fazia essa conexão. Eis que durante minha primeira graduação, que foi o curso de Engenharia Agronômica na UNESP em Botucatu, tivemos uma matéria chamada Paisagismo então percebi que era possível sim viver de desenho, no caso…projetos. Foi a chance de juntar duas grandes paixões, o desenho e a natureza. Mas claro, sempre que tinha algum tempo procurava desenhar algumas coisas fora da minha “zona de conforto”, sempre gostei da diversidade de técnicas, e durante toda minha graduação desenhei camisetas e pôsteres de festas, o que sempre foi bastante divertido, ainda mais porque era preciso improvisar!
Mas ainda faltava algo. Como organizar tudo isso? Como representar da melhor maneira possível, para que meu projeto encantasse o cliente, mas tivesse uma representação fiel e quase técnica ao mesmo tempo? fol quando decidi que precisava fazer Arquitetura, e claro, fol a melhor decisão que pude tomar na vida.
Foi neste momento que pude desenvolver ainda mais o desenho e logo Inserido no mercado de trabalho, pude ver na prática o quanto ele facilita os processos de criação. Também percebi como o fluxo das Informações ficava mais dinâmico no dia a dia do escritório, com boas representações feitas à mão. Pude perceber e confirmar que o desenho à mão cria fortes laços com o cliente, e este consegue ver que, além da sua dedicação, a forma como desenvolveu o projeto entrega identidade e exclusividade.
Então, durante a faculdade de Arquitetura, resgatei esse processo de desenho, que é tão apaixonante, e decidi que entregaria tudo o que fosse possível feito à mão. Apliquei meus estudos nas técnicas de perspectivas e desenho arquitetônico, até que desenvolvi meu próprio método e estilo. A minha dedicação ao desenho impulsionou minha carreira, ganhei espaço no mercado e conquistei muitos seguidores nas redes sociais. Hoje comando meu próprio escritório com uma equipe de arquitetos. Meus trabalhos estão nas principais publicações, sites e perfis de arquitetura em diversos países. Sigo desenvolvendo e aprimorando técnicas de desenho e minha missão é compartilhar cada aprendizado e fazer com que mais pessoas se apaixonem e dominem a arte de desenhar à mão.